Mais Lidas

Eles vestem roupa suja de hospital

Material descartado vira proteção contra o frio

Morador de rua flagrado com uniforme descartado de enfermaria
Morador de rua flagrado com uniforme descartado de enfermaria -

O Hospital de Campanha do Maracanã passou por uma vistoria, ontem. Nos últimos dias, a unidade, administrada pela Organização Social (OS) Iabas, foi alvo de denúncias de funcionários e parentes de pacientes internados. Profissionais da unidade relataram que roupas usadas no hospital foram descartadas em sacos na bilheteria 3 do Maracanã. Um homem em situação de rua, que preferiu não se identificar, contou que usuários de drogas rasgam os sacos com as roupas contaminadas para usá-las para se proteger do frio.

O MEIA HORA flagrou funcionários da unidade retirando os sacos em cestas de lixo. Mas a Secretaria de Estado de Saúde afirma que há um contêiner para o descarte apropriado.

Em outra denúncia, um vídeo gravado por funcionários mostra profissionais de enfermagem dormindo em colchões no chão, situação que seria diferente do tratamento dado a médicos.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio, Mônica Armad, uma denúncia foi feita ao Ministério Público do Trabalho. "É inadmissível que categorias que estão na linha de frente no combate à pandemia sejam tratadas de formas tão diferentes", diz a sindicalista.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que após vistoria, o problema foi solucionado. Já a Iabas disse que "as imagens se referem a um treinamento de enfermeiros", mas admitiu ter havido um erro de preparação. "Foi um problema pontual já contornado".

 

Morador de rua flagrado com uniforme descartado de enfermaria Reginaldo Pimenta / Reprodução
Rio de Janeiro - RJ - 15/05/2020 - COVID 19 - Coronavirus no Rio - Movimentaçao no Hospital de campanha do apos denuncia de material descartado de forma irregular, no Maracana, zona norte do rio, na manha de hoje - na foto, moradores de rua no entorno do Maracana - Foto Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Comentários