Mais Lidas

Nada de afrouxar agora

MPF recomenda que municípios da Baixada endureçam medidas de combate ao vírus

Calçadão de Duque de Caxias continua com grande movimento
Calçadão de Duque de Caxias continua com grande movimento -

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou que medidas mais rígidas no combate ao novo coronavírus ocorram na Baixada Fluminense. O objetivo é que as cidades não sigam o decreto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que incluiu academias, salões de beleza e barbearias como serviços essenciais.

O órgão também pede que os municípios apresentem, em até cinco dias, uma avaliação de vagas em unidades de saúde e fortaleçam o isolamento. As medidas devem ser adotadas com base nos critérios definidos em documentação técnica e coleta de informações estratégicas em Saúde.

Ontem, o Ministério Público do Rio (MPRJ) garantiu que estado e capital sejam obrigados a colocar em operação todos seus leitos "livres ociosos" e "bloqueados ou impedidos".

A flexibilização do isolamento poderia causar ainda mais riscos de disseminação da Covid-19 e óbitos na região. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, Duque de Caxias tem 911 casos, com 138 mortos; e Nova Iguaçu, 754, com 88 óbitos.

Restrição total

O MPRJ também recomendou a adesão de medidas restritivas totais, o lockdown, de atividades não essenciais e da circulação de pessoas, nas regiões mais críticas do estado.

De acordo com a Prefeitura do Rio, um estudo realizado por seu gabinete científico registrou que, pela primeira vez, houve queda na curva de contágio da Covid-19 na cidade.