Mais Lidas

Witzel pode demitir secretário de Saúde do estado nos próximos dias, diz rádio

Na semana passada, integrantes da secretaria foram presos em operação que apura irregularidades na compra de respiradores

Wilson Witzel e o secretário de Saúde, Edmar Santos, ao fundo. Gilvan de Souza/Agência O DIA
Wilson Witzel e o secretário de Saúde, Edmar Santos, ao fundo. Gilvan de Souza/Agência O DIA -
O governador do estado, Wilson Witzel, deve demitir nos próximos dias o secretário de Saúde, Edmar Santos. A informação é da rádio 'CBN'. Entre os favoritos para assumir a pasta está João Gabbardo, ex-secretário executivo do Ministério da Saúde e braço direito do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, demitido do cargo no dia 16 de abril após atritos com o presidente da República Jair Bolsonaro. De acordo com a rádio, Fernando Ferry, diretor do hospital universitário Gaffrée e Guinle, é outro cotado para o cargo.
A avaliação pela demissão acontece dias após a prisão de integrantes da pasta na Operação Mercadores do Caos, que apura irregularidades na compra emergencial de respiradores. Entre os presos está Gabriell Neves, ex-subsecretário de Saúde do estado. 
Edmar Santos está à frente da secretaria de Saúde do estado desde o início da gestão de Witzel, em janeiro de 2019. A mudança, caso seja concretizada, acontecerá em um período crítico da pandemia de covid-19 no Rio de Janeiro: o estado tem 21.601 casos confirmados e 2.614 óbitos pela doença.