Mais Lidas

Inauguração adiada

Hospital de Campanha de São Gonçalo ainda está em obras

Operários ainda trabalham na montagem do hospital de campanha
Operários ainda trabalham na montagem do hospital de campanha -

Promessa do Governo do Estado para desafogar o sistema de saúde na pandemia, o hospital de campanha de São Gonçalo segue de portas fechadas. A previsão era de que a unidade de saúde seria inaugurada ontem pela manhã, mas no horário só havia a movimentação de funcionários do canteiro de obras.

Segundo informações, o atraso na inauguração do hospital foi motivado por problemas com a Organização Social (OS) Iabas, que administra as instalações de campanha. A situação piorou no último sábado, após funcionários da unidade do Maracanã — única em atividade — denunciarem que respiradores do local estavam sendo levados para o hospital de campanha de São Gonçalo.

Essa é a segunda vez que a data de inauguração da unidade é alterada. O primeiro anúncio foi de que seria no final de abril. O hospital de campanha tem capacidade para atender até 200 infectados com o novo coronavírus, sendo 40 deles em leitos de tratamento intensivo.

O hospital de campanha está sendo instalado no campo de futebol do Clube Mauá, situado no bairro Estrela do Norte, próximo ao centro de São Gonçalo. O município tem o quinto maior número de casos confirmados (632) e o quarto em mortes (65).

Procurada, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) não informou a previsão de nova data de inauguração para o hospital de campanha do município.

A Organização Social Iabas foi citada na última quinta-feira em operação do Ministério Público Federal (MPF) que investiga esquemas de desvio de verbas na saúde do Rio de Janeiro.