Mais Lidas

BRT fecha todas estações do corredor Transcarioca por causa de vandalismo

Mais de 80 terminais já foram alvos de furtos de equipamentos, praticados por vândalos e bandidos

200520 - CORONAVIRUS -  Estacoes do BRT fechadas devido a vandalismo. Nas fotos, Estação Cardoso de Moraes em Olaria.     Estefan Radovicz / Agencia O Dia         CIDADE,RIO,MOBILIDADE,CONSERVAÇÃO,DEPREDAÇÃO
200520 - CORONAVIRUS - Estacoes do BRT fechadas devido a vandalismo. Nas fotos, Estação Cardoso de Moraes em Olaria. Estefan Radovicz / Agencia O Dia CIDADE,RIO,MOBILIDADE,CONSERVAÇÃO,DEPREDAÇÃO -
Rio - O BRT fechou, nesta terça-feira, as estações Olaria, Arroio Pavuna, Divina Providência, Pedro Taques, Guaporé, Cardoso de Morais e Santa Luzia, todas do corredor Transcarioca, por causa de vandalismo. De acordo com o consórcio, mais de 80 estações já foram alvos de furtos de equipamentos essenciais para a operação, praticados por vândalos e bandidos.
O consórcio disse que as estações fechadas funcionaram durante vários dias em condições precárias, para não prejudicar os passageiros que precisam se deslocar por elas. A decisão de fechá-las foi para garantir a segurança dos próprios usuários.
"Infelizmente, para que as pessoas tenham uma ideia, de 125 estações que o BRT opera, 84 delas foram vandalizadas nos últimos 60 dias, seja por roubo de cabos, quebra de portas, quebra de roletas, dentre outros tipos de crime, que muitas vezes inviabilizam a operação das estações e prejudicam principalmente os usuários", conta o diretor de Relações Institucionais do BRT Rio, Bernard Fonseca.
O consórcio informou que o número de ocorrências nos três corredores que opera chegou a 160. A maior parte delas aconteceu na Transcarioca, que teve 87 ocorrências. Já na Transoeste foram 48 e na Transolímpica 25. Os furtos de cabos, perfis de alumínio, bebedouros e fitas de led, além de depredação de catracas, bilheterias e vidros são os crimes mais recorrentes no sistema.
"Milhares de usuários são prejudicados por dia e tudo isso poderia ser amenizado se os órgãos de segurança pública participassem mais ativamente, garantindo a preservação dessas estações e terminais e a integridade física dos passageiros", destacou Bernard.
O BRT reforça que a segurança dos terminais e das estações é atribuição do poder público, de acordo com a legislação. Os controladores trabalham apenas para orientar os passageiros para a operação do sistema. Ou seja, eles não têm poder de polícia, assim como os motoristas dos articulados.
O consórcio enfatiza ainda que somente com a ação integrada e efetiva das autoridades, seja através das secretarias municipais de Transportes, de Infraestrutura e de Ordem Pública ou com as polícias Civil e Militar, assim como a participação da população na preservação de ônibus articulados e estações, será possível reverter essa situação.
"Mais uma vez o BRT vem reiterar a necessidade da participação dos órgãos de segurança pública, sejam do estado, sejam do município, na garantia do transporte público dessas pessoas com segurança e qualidade, como o eixo concessionário tem buscado nos últimos tempos", cobra o diretor de Relações Institucionais do BRT.
200520 - CORONAVIRUS - Estacoes do BRT fechadas devido a vandalismo. Nas fotos, Estação Cardoso de Moraes em Olaria. Estefan Radovicz / Agencia O Dia CIDADE,RIO,MOBILIDADE,CONSERVAÇÃO,DEPREDAÇÃO Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Situação da estação Olaria Divulgação / BRT Rio