INSS paga a partir desta segunda-feira segunda parcela do 13º de aposentados

Segunda parcela do abono de Natal vai até 5 de junho. No Rio de Janeiro 2,6 milhões de pessoas serão beneficiadas

Convocação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU)
Convocação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) -
Os mais de 2,6 milhões de aposentados e pensionistas do INSS no Rio de Janeiro vão receber a segunda parte do 13º salário de hoje (25) a 5 de junho. Lembrando que recebem primeiro os que ganham o piso (R$ 1.045) e os pagamentos são feitos de acordo com o final do benefício do segurado, sem levar em conta o dígito. O pagamento desta parte do abono vem com o desconto do Imposto de Renda.
Os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados entre 1 de junho e 5 de maio. Também de acordo com o número final do benefício, sem levar em conta o dígito verificador.
Ficam fora do abono quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que equivale a um salário mínimo (R$ 1.045) e é pago a idosos e deficientes de baixa renda. 

A antecipação das duas parcelas do abono para o meio do ano foi uma das medidas do governo federal para tentar minimizar os impactos da crise do coronavírus. O governo chegou a cogitar a suspensão da cobrança dos empréstimos consignados dos contracheques de aposentados e servidores públicos por quatro meses, mas a medida foi barrada por conta de uma ação judicial. O desembargador federal Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, atendeu a um recurso do Banco Central e da União.

Para Yedda Gaspar, da Federação das Associações dos Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio (Faaperj), a antecipação do 13º vai na contramão do que seria ideal para os aposentados. "Quando chegar no final do ano não vamos receber nada. Se tivesse suspendido o desconto do consignado da folha de pagamento o efeito seria melhor", avalia. "Este ano o Natal será sem presente e de mesa vazia", lamenta D. Yedda.
Montante é o saldo de dez dias de suspensão para este tipo de operação através dos principais bancos públicos e privados
Montante é o saldo de dez dias de suspensão para este tipo de operação através dos principais bancos públicos e privados Internet