Mais Lidas

OMS cancela estudo

Foi paralisada pesquisa sobre hidroxicloroquina

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou ontem que a entidade determinou que seja paralisado estudo sobre o uso da hidroxicloroquina em pacientes de Covid-19. Segundo ele, haverá nova avaliação sobre o medicamento para que seja decidido se os trabalhos serão retomados ou permanentemente interrompidos.

Ghebreyesus destacou estudo publicado na sexta-feira pela revista científica The Lancet. A publicação britânica mostrou em um levantamento que pacientes com coronavírus que tomavam cloroquina e hidroxicloroquina tinham taxas de mortalidade superiores a de outros grupos. Ainda segundo o estudo, as duas substâncias podem causar o agravamento dos doentes, que podem ter problemas cardíacos.

"O Grupo Executivo (da OMS) implementou uma pausa temporária no braço com hidroxicloroquina dentro do Solidarity Trial (teste solidário), enquanto os dados são revisados pelo Conselho de Monitoramento da Segurança dos Dados", informou.

A OMS conduz atualmente o Solidarity Trial com parceiros em vários países, a fim de testar medicamentos contra a Covid-19.