Mais Lidas

Transmissão intensa

OMS alerta para disseminação no Brasil, com mais de 374 mil casos

Diretor-executivo da OMS, Mike Ryan apontou variações sobre medidas de restrição adotadas no Brasil
Diretor-executivo da OMS, Mike Ryan apontou variações sobre medidas de restrição adotadas no Brasil -

O comando da Organização Mundial de Saúde (OMS) voltou a alertar sobre a disseminação do novo coronavírus no Brasil. "Neste momento, a transmissão de coronavírus no Brasil é muito intensa", afirmou durante entrevista coletiva virtual o diretor-geral da entidade, Mike Ryan, ao ser questionado sobre o quadro pandemia no País. O Brasil, de acordo com números registrados ontem, tem 374.898 casos da Covid-19, além de 23.473 mortes confirmadas.

Ryan disse que, em casos com muita transmissão comunitária da Covid-19 e em que não há uma capacidade adequada para testar, rastrear e impor distanciamento para os doentes confirmados, medidas de quarentenas são uma alternativa eficiente e inclusive acabam se tornando "a única alternativa", apontando também que manter em casa apenas uma parte da população reduz muito a eficiência dessa estratégia.

O diretor-geral disse que alguns países na Ásia conseguiram controlar a doença sem medidas muito intensas de isolamento social, mas que isso só foi possível porque havia monitoramento adequado da doença, com testes, busca por casos e isolamento dos doentes.

Ryan afirmou ainda que, no Brasil, há variações sobre as medidas de restrição impostas. "Precisamos de abordagem abrangente contra a doença. A América do Sul e a América Central estão lidando com transmissão intensa da covid-19", advertiu.