Mais Lidas

#fiqueemcasa

Descoberta da gravidez em tempos da Covid-19

Camila Pires
Camila Pires -

Em meio à quarentena, alguns lares se encheram mais ainda de amor e renderam bons frutos. Sem ser planejada, a gravidez aconteceu. Com um bebê a caminho, os novos papais do pedaço ficam repletos de alegria, dúvidas e esperança de um cenário melhor na saúde. 

Grávida de cinco semanas, Bianca Ribeiro Rocha conta que sua gravidez não foi planejada. "Não estava em nossos planos engravidar, mas estávamos praticando. O Vinícius (seu marido) reagiu muito bem à notícia da gravidez. O Marcos (seu filho, de 7 anos) quer uma irmãzinha, fica beijando minha barriga o tempo inteiro", comenta ela. 

Quem também teve uma surpresa, e em dose dupla, foi Camila Pires. "Bom, primeiro foi assustador porque eu não esperava a notícia, não estávamos planejando ainda mais nesse período. Depois, veio a preocupação por a gente está vivendo nesse cenário preocupante, com medo de tudo. Medo de trazer algo pra dentro de casa infectado. Ainda mais onde eu indo estou para consultas é hospital do Bombeiro, por conta do meu marido. Lá, estão separando tudinho! Mas mesmo assim a gente fica aflita, louca para sair dali", desabafa ela, que está na nona semana de gestação e espera gêmeos. 

A preocupação em relação às consultas e aos cuidados com a gravidez é unânime. "Estou preocupada, claro, já que terei que ir para rua. Mas vou de máscara, com álcool gel na bolsa e ficar menos tempo possível na rua. Confesso que estou meio assustada ainda... mas estou muito feliz", confessa Bianca Ribeiro, que tem esperança em dias melhores: "Espero que essa pandemia acabe logo, para quando meu bebê nascer, a minha família e meus amigos possam visitar ele sem medo de transmitir algum vírus. Se tiver a vacina, melhor ainda", destaca. 

Zoação dos amigos

Os amigos também não pouparam os novos novos papais das piadinhas e memes em relação à gravidez na quarentena. "Minha amiga disse que minha quarentena estava animada", diverte-se Bianca. Camila Pires conta que também não escapou das brincadeiras. "Tenho uma amiga que engravidou agora também na quarentena e as brincadeiras em relação a nós duas são certas em relação a engravidar nessa época de #fiqueemcasa", diz ela, que está com nove semanas.

Para tomar cuidado

A obstetra Beatrice Nuto Nóbrega diz quais cuidados as grávidas devem tomar em meio a essa pandemia. "As grávidas estão incluídas entre os grupos de risco para a Covid-19. Dessa forma, elas devem tomar todos os cuidados a fim de evitar o contágio pela doença. As medidas atualmente recomendadas são as de higienização das mãos frequente, com água e sabão ou álcool em gel, usar máscara ao sair de casa, evitar levar as mãos aos olhos, nariz e boca, evitar compartilhar objetos de uso pessoal e evitar aglomerações", detalha. 

Otimizando o tempo

Além de fazerem bebês, mesmo que sem querer, as duas também têm otimizado o tempo em casa. "Fiz alguns cursos online, trabalhei bastante home office, e trabalhei bastante a minha ansiedade", diz Camila, que é digital influencer e trabalha também na área comercial de uma escola de Finanças. Já Bianca aproveitou para ficar mais tempo com a família. "Tenho passado mais tempo com Marcos por conta das aulas online dele. Meu marido, que é militar, também ficou mais tempo conosco", destaca ela. 

Camila Pires Arquivo pessoal
Bianca, o marido Vinícius e o filho Marcos divulgação
Camila Pires e o marido, Guilherme Pires Arquivo pessoal
Bianca Ribeiro Rocha está grávida de cinco semanas fotos de Arquivo pessoal