Mais Lidas

Mais de mil casos confirmados nas comunidades do Rio de Janeiro

Levantamento aponta que são 1.081 infectados e 254 mortos pela Covid-19 em 13 favelas

Rio de Janeiro 21/05/2020 - Covid-19 - Os proprios moradores fazem a dedetização da comunidade Jesuitas em Santa Cruz. Foto: Luciano Belford/Agencia O Dia
Rio de Janeiro 21/05/2020 - Covid-19 - Os proprios moradores fazem a dedetização da comunidade Jesuitas em Santa Cruz. Foto: Luciano Belford/Agencia O Dia -

As comunidades cariocas passaram de mil casos de contaminação por Covid-19 neste fim de semana. Um levantamento feito pelo jornal Voz das Comunidades aponta que já são 1.081 moradores infectados e 254 mortos em 13 favelas do Rio de Janeiro. Os dados são baseados no painel divulgado pela prefeitura, informações de clínicas da família e do Comitê SOS Providência. 

Segundo o levantamento, há mais de 600 casos de pacientes recuperados. Entre eles pessoas que fizeram ou não o teste para o coronavírus, mas que não apresentam mais os sintomas da doença.

A Favela da Rocinha, em São Conrado, é a mais afetada pela Covid-19 até agora. Lá, foram registrados 206 casos e 55 mortos pelo coronavírus.

Em seguida, estão Maré, com 187 infectados e 47 óbitos, e o Jacaré, com 119 registros e 18 mortes. A maioria dos casos de contágio ocorreu em comunidades da Zona Norte e afetou também as favelas de Manguinhos (119), Alemão (85), Jacarezinho (64), Acari (54) e Mangueira (52). 

Na Zona Sul, há infectados também no Vidigal (37), no Pavão-Pavãozinho e Cantagalo (22). Na Zona Oeste, os casos foram registrados na Cidade de Deus (78) e na Vila Kennedy (24). A Região Central tem o menor número de comunidades afetadas. São 34 pessoas com sintomas da Covid-19 no Morro da Providência. Os dados são atualizados todos os dias.

Os números são os mesmos disponíveis no painel da Prefeitura do Rio, mas a plataforma não inclui dados sobre Jacaré, Providência, Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, porque não são considerados comunidades, mas parte de outros bairros. 

"O motivo da criação do painel é a falta de esclarecimento dos casos nas favelas do Rio. O Voz das Comunidades é um veículo comunitário. Com isso, decidimos ter o próprio painel para mostrar a situação das favelas da cidade", explicou o jornal.

 

Rio de Janeiro 21/05/2020 - Covid-19 - Os proprios moradores fazem a dedetização da comunidade Jesuitas em Santa Cruz. Na foto acima a pequeno Keven Emanuel 2 anos. Foto: Luciano Belford/Agencia O Dia Luciano Belford/Agência O Dia
A moradora da comunidade da Zona Oeste Pâmela Almeida com a filha FOTOS DE Luciano Belford
Cerca de 200 famílias moram na ocupação dos Jesuítas, em Santa Cruz asdasdasdsadasdasdas
Rio de Janeiro 21/05/2020 - Covid-19 - Os proprios moradores fazem a dedetização da comunidade Jesuitas em Santa Cruz. Foto: Luciano Belford/Agencia O Dia Luciano Belford