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Empreendedores se reinventam em meio ao vírus

O isolamento social provocado pela quarentena é motivo de reclamação para várias pessoas. Mas tem muita gente que encontrou, através da internet, formas de contornar a barreira do distanciamento, incrementar a renda ou levar alento a quem está impossibilitado de receber visitas. Os cariocas Carlos Eduardo Bueno e Marco Antonio Viggiani, que são guias de turismo, iniciaram o portal Turismo Virtual no Brasil. Nele, é possível viajar por cidades por videoconferência comandada por um guia local e com duração de 1h30. As visitas virtuais custarão entre R$ 5 e R$ 15.

Tenka Dara, diretora da Baobá Brasil, uma marca de moda afrobrasileira urbana, fez afromáscaras, mas foi com as visitas virtuais à loja, em Santa Teresa, que a empresária conseguiu alavancar as vendas em cerca de 50%.

"É uma conversa por vídeo para eu ver a pessoa e entender quais as roupas que poderiam ficar legais nela. Faço uma seleção de peças e ela escolhe", conta.

Mas como faz para comprar, vender e alugar imóvel nesses tempos? A Apsa adotou lives com corretores para promover negociações, além de oferecer tour virtual pelos imóveis. "Quando estou fazendo a live, me comporto parte como corretor e parte como inquilino. Sou os olhos de quem está interessado no imóvel", afirma o corretor Lúcio Antônio Miranda da Silva Filho, que realizou recentemente sua primeira live, pelo WhatsApp.