Mais Lidas

Hospital de Campanha de Caxias apresenta goteiras e mofo na estrutura

Previsão era inaugurar o espaço nesta segunda-feira, 1

Rio de Janeiro - RJ  - 01/06/2020 - COVID 19 - Coronavirus no Rio - Movimentacao das obras no Hospital de campanha de Duque de caxias, na baixada fluminense, na manha de hoje -  Foto Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Rio de Janeiro - RJ - 01/06/2020 - COVID 19 - Coronavirus no Rio - Movimentacao das obras no Hospital de campanha de Duque de caxias, na baixada fluminense, na manha de hoje - Foto Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia -

A disputa entre o governo do Rio e a Organização Social (OS) Iabas, responsável pelas obras dos hospitais de campanha do Estado, segue sem desfecho. Ontem, a OS não cumpriu o prazo de conclusão das obras e não inaugurou a unidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, conforme determinado pelo governador Wilson Witzel. 

Nove hospitais foram prometidos para 30 de abril, mas apenas três foram inaugurados, dois com recursos da iniciativa privada. O único construído com dinheiro público, no Maracanã, não está com todos os leitos funcionando.

Na semana passada, foi adiada a inauguração dos hospitais de campanha de São Gonçalo e Nova Iguaçu. A OS Iabas é investigada pelo Ministério Público Federal (MPF) por fraudes com recursos da saúde. 

Em visita ao Hospital de Campanha de Duque de Caxias, o deputado estadual Renan Ferreirinha (PSB) contou ter encontrado um enorme canteiro de obras e até goteiras, e criticou o governo estadual e a OS Iabas. "É uma vergonha, aqui não tem nada. Não tem salas com leitos montados, equipamentos, piso adequado, há goteiras e armários amontoados", disse Ferreirinha.

 

Deputado encontra goteiras no hospital

O estado tem 53.388 casos da Covid-19. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a taxa de ocupação de toda a rede estadual é de 79% para leitos de enfermaria e 86% em leitos de UTI. Atualmente, 102 pacientes com coronavírus aguardam transferência para UTIs, e 60 para enfermaria. A entrega dos hospitais de campanha é importante para que o Rio não corra o risco de sofrer um colapso na saúde. 
Duque de Caxias é hoje a quinta cidade do estado em número de casos do novo coronavírus.
Em visita ao hospital de companha do município, o deputado estadual Renan Ferreirinha (PSB) fez duras criticas à Iabas e ao executivo do estado. 
"É uma vergonha essa falta de compromisso do governo do estado e da Iabas com a papulação. Depois de sugestivas datas, não conseguem entregar mais uma unidade. Diferente dos hospitais de São Gonçalo e Nova Iguaçu, marcados para inaugurar na semana passada, aqui não tem nada. É um enorme canteiro de obras. Não tem salas com leitos montados, equipamentos, piso adequado e, em vários trechos, há goteiras, inclusive em cima de sala de leitos, além de armários amontoados", destacou o deputado.  
Um operário ouvido pela equipe de reportagem de O DIA revelou que a entrega das obras não acontece em menos de 15 dias.