Mais Lidas

Reajuste de até 5,21% no preço dos remédios

Resolução determina que empresas já podem ajustar os valores

Drogarias ainda não sabem se vão repassar alta ao consumidor
Drogarias ainda não sabem se vão repassar alta ao consumidor -

O governo federal autorizou, segunda-feira, o reajuste anual de até 5,21% no preço dos remédios. Com a resolução, publicada em edição extra do Diário Oficial da União, empresas produtoras de medicamentos já podem ajustar os valores. O texto prevê três níveis de reajuste: 5,21%, 4,22% e 3,23%, conforme a disponibilidade de genéricos — concorrentes desses remédios — no mercado farmacêutico. Drogarias consultadas pelo MEIA HORA ainda não sabem como vão repassar o aumento ao consumidor. E uma delas disse que não deve fazer alterações.

Em todos os anos, a correção entra em vigor no dia 1º de abril. Contudo, devido à pandemia de Covid-19, o governo e a indústria farmacêutica fizeram um acordo para adiar esta norma. A Medida Provisória (MP) 933 suspendeu o reajuste durante 60 dias, ou seja, até a última segunda-feira. Mas a MP ainda aguarda apreciação do Congresso e pode ser votada, nesta semana, pela Câmara.

O Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos informou, em nota, que o reajuste anual de preços dos medicamentos "é necessário para viabilizar a operação da indústria farmacêutica no país, garantindo o fornecimento normal de medicamentos para a população. Após 14 meses de preços inalterados, a indústria farmacêutica precisa desse reajuste anual, de 4,08%, na média, para repor parte dos aumentos de custo acumulados no ano passado e mais recentemente em razão da pandemia de coronavírus, com as altas do dólar e dos custos de logística, matérias-primas e insumos."