Mais Lidas

Fora de combate

Apesar de déficit, hospitais federais demitem 400

Funcionários de hospitais federais fizeram ontem uma manifestação
Funcionários de hospitais federais fizeram ontem uma manifestação -

O déficit de 8.243 profissionais de saúde e a pandemia de Covid-19, que já registra mais de 54 mil casos no Rio, não impediram a demissão de funcionários de hospitais federais do estado. Sem concurso há pelo menos dez anos e contando com o serviço de 4.100 funcionários temporários, uma medida provisória do último dia 28 prorrogou contratos que terminariam no dia 31 de maio.

Mesmo com a MP, 400 funcionários foram dispensados ontem e, inconformados com o descumprimento, realizaram uma manifestação contra as demissões em frente ao Hospital Federal dos Servidores do Estado, no bairro da Saúde, Zona Portuária do Rio. A técnica em enfermagem Verônica Conceição, de 42 anos, contou que teve o contrato prorrogado até 30 de novembro, mas um e-mail anunciando a demissão, sem justificativas, a pegou de surpresa.

"Eu estava certa que continuaria trabalhando e agora perdemos nosso trabalho. Não dá para entender como, no meio de uma pandemia, hospitais onde já faltam funcionários, mandam as pessoas embora. Os profissionais vão ficar sobrecarregados", desabafou Verônica.

Na terça-feira, o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Sindsprev/RJ) afirmou que recebeu, nos últimos dias, inúmeras denúncias de servidores contratados das unidades federais.