Mais Lidas

INSS do Rio terá 709 vagas temporárias

Objetivo da contratação é amenizar a espera na liberação de pedidos

Aposentados e pensionistas do INSS já começaram a receber a segunda parcela do 13º salário
Aposentados e pensionistas do INSS já começaram a receber a segunda parcela do 13º salário -

O Rio de Janeiro terá um reforço de 709 funcionários temporários para atendimento e apoio administrativo no INSS em todo o estado. O desafio será amenizar o represamento de pedidos de benefícios que passam de 154 mil, segundo o Boletim Estatístico da Previdência Social, de março deste ano. Do total, mais de 106 mil estão à espera de análise por mais de 45 dias, prazo previsto por lei para concessão. Em todo o território nacional, há mais de 1,8 milhão de pedidos pendentes à espera de concessão.

Dos 709 temporários, sendo sete vagas de pessoas com deficiência, 292 serão destinados para o município do Rio. Os outros 407 ficarão lotados nas cinco gerências-executivas do estado. Além disso, 75 aposentados da carreira do seguro social vão atuar diretamente na análise dos benefícios no Rio, sendo 28 na capital. Já a perícia médica também receberá reforço de 17 médicos para fazer os exames e agilizar a liberação dos benefícios.

Por meio de processo seletivo, o INSS chamou 5.330 servidores temporários em todo o país. Os resultados da seleção e da análise de recursos foram divulgados em 29 de maio no DO da União. Do total de inscritos, foram selecionados 1.969 militares inativos, 1.900 da carreira do seguro social e 1.461 aposentados das demais áreas da Previdência.

Segundo o INSS, 587 temporários da carreira do seguro social já começam a trabalhar em 8 de junho.