Mais Lidas

Depoimentos contestam versão

Só policiais estavam armados, dizem testemunhas

João Pedro Matos Pinto tinha 14 anos
João Pedro Matos Pinto tinha 14 anos -

Os depoimentos das testemunhas que estavam na casa junto com João Pedro Mattos Pinto, de 14 anos, prestados ao Ministério Público do Rio (MP/RJ) nesta semana, vão contra a informação da Polícia Civil de que um dos adolescentes teria visto traficantes armados dentro da casa onde o adolescente foi baleado. O estudante morreu após ser baleado no dia 18 de maio, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, durante uma operação policial para cumprir mandados contra criminosos da região. 

De acordo com o Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Rio, os cinco adolescentes que estavam brincando com João Pedro, na localidade da Praia da Luz, afirmaram que as únicas pessoas armadas que eles viram entrar na casa foram os policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).

Ainda segundo o órgão de defesa, que acompanha o caso a pedido dos pais de João Pedro, a sobrevivente que a Delegacia de Homicídios de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo (DHNISG) indica como a testemunha que disse ter visto traficantes armados entrando na casa, é uma adolescente de 15 anos, que foi conduzida à sede da especializada no caveirão da Core e sem a presença de seus responsáveis legais.

O Núcleo, que representa a família da vítima, também informou que o Ministério Público (MP/RJ) apura não só os crimes de natureza criminal, mas também irregularidades administrativas que podem ter sido cometidas por agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).

João Pedro Matos Pinto tinha 14 anos Arquivo Pessoal
João Pedro Matos Pinto tem 14 anos Arquivo Pessoal