Mais Lidas

Ação para tirar Camargo

Ele ofende a quem deveria defender, afirma juiz federal

A Defensoria Pública da União (DPU) recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para retirar Sérgio Camargo da presidência da Fundação Cultural Palmares. A defensoria argumentou que a gestão de Sérgio Camargo "desviou a Fundação Cultural Palmares de suas finalidades legais e dos imperativos que devem reger a administração pública".

Em recente reunião que foi gravada, Camargo chamou o movimento negro de "escória maldita". Ele também xingou Zumbi de "filho da p... que escravizava pretos" e criticou o Dia da Consciência Negra.

Conforme o juiz federal Emanuel José Matias Guerra, o chefe da Fundação Palmares ofende a população negra, a quem deveria defender. No pedido, a defensoria ressalta ser exigido de quem preside a fundação "integral adesão aos propósitos" atribuídos por lei à organização, "o que, de forma muito transparente, não acontece no presente caso".

A fundação foi criada em 1988 para promover e preservar os valores culturais, históricos, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira.