Mais Lidas

Ferry minimiza seis mil mortos

Para secretário, impacto da doença no Rio foi 'hiperdimensionado'

'Epidemia está em curva descendente', afirma secretário de saúde
'Epidemia está em curva descendente', afirma secretário de saúde -

O Rio de Janeiro soma mais de 6 mil mortos por Covid-19, mas para o secretário estadual de Saúde Fernando Ferry, o número é "pequeno". Segundo ele, o impacto da doença no estado foi "hiperdimensionado": "O que estava acontecendo na Europa fez com que nós tivéssemos muito medo. Foi hiperdimensionado. Não só nos hospitais de campanha, mas nos regulares. Todo mundo ficou preocupado", disse ontem, em entrevista à CNN Brasil. O Rio de Janeiro é o segundo estado mais afetado pela pandemia, depois de São Paulo.

De acordo com o boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES), até ontem foram 6.473 óbitos e 63.066 casos confirmados no estado. Quando assumiu a pasta, Ferry o número de mortos pela pandemia no estado era de 2.614."Alugamos um contêiner frigorífico, achando que encheríamos ele de cadáveres, e não foi necessário. Porque com o tempo aprendemos a manejar essa doença. A epidemia está numa curva descendente", disse.

"Seis mil óbitos está sendo um número até pequeno para a gravidade dessa epidemia", disse o secretário. "Está sendo uma surpresa aqui, num estado de 16 milhões de pessoas, a gente só ter 6 mil mortos". Procurada, a SES não retornou até o fechamento desta edição.