Mais Lidas

Guerra dos números

Governo Bolsonaro faz de tudo para manipular dados sobre a pandemia no Brasil

Presidente Jair Bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro -

Depois de uma ordem do presidente Jair Bolsonaro para atrasar a divulgação diária dos números de infectados e mortos pela Covid-19 no Brasil, com a desculpa de evitar "subnotificações e inconsistências", o governo anunciou, ontem, que vai fazer uma recontagem dos óbitos pelo novo coronavírus.

Segundo o futuro secretário da Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (MS), Carlos Wizard, haveria óbitos a mais, ocorridos por outras doenças, mas erroneamente registrados como coronavírus. Na avaliação da cúpula da pasta, estados e municípios estariam manipulando informações para se beneficiarem de recursos do governo federal.

A iniciativa do governo causou imediatas reações contrárias, desde os secretários estaduais de Saúde até representantes do Congresso Nacional, passando pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Na sexta-feira, na porta do Palácio do Planalto, o presidente Bolsonaro nem conseguiu esconder a atual estratégia, ao dizer a seus seguidores que "acabou a matéria no Jornal Nacional", referindo-se à impossibilidade de a informação ser dada durante o telejornal da TV Globo.

Apesar de lançar suspeitas sobre estados e municípios, até o momento nenhum apontamento sobre supostos erros para receber recursos foi feito pelo Ministério da Saúde, que ainda não se posicionou oficialmente sobre o assunto. Ao contrário, há um entendimento de que o problema é inverso: milhares de mortos estariam sendo enterrados sem ter a causa da morte devidamente apurada, ou seja, o número total de óbitos por Covid-19 seria muito maior. A própria pasta informava que, até a última quinta-feira, havia mais de 4 mil mortes sendo investigadas, além daquelas já confirmadas. Esses dados já não constavam no balanço do dia seguinte.

O portal do governo federal que traz os números da pandemia no Brasil continua fora do ar. Ao ser acessada, a página apresenta apenas a mensagem "Portal em Manutenção".

Comentários