Mais Lidas

Bolsonaro publica fake news nas redes com corintiano morto e família se manifesta

Presidente da República fez uso de montagem em sua publicação

Montagem publicada por Bolsonaro nas redes sociais
Montagem publicada por Bolsonaro nas redes sociais -
Brasília - O presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais para fazer chacota com um suposto erro de português de um corintiano, porém, além da foto se tratar de uma montagem, o torcedor afetado morreu em setembro de 2014, em um acidente de carro na região de Campinas.
Postada durante a semana, no perfil oficial do presidente no Instagram, o meme, que é antigo, mostra o corintiano Felippe Mariano Vasconcellos e um amigo segurando uma faixa onde está escrito a palavra "incompetência" de forma errada: "emcompetência".
Porém, trata-se de uma montagem feita a partir de uma foto tirada em 2011, quando torcedores do clube foram ao aeroporto de Viracopos, em Campinas, após a eliminação do Corinthians da Libertadores.
Após a publicação, os parentes da vítima ficaram indignados ao verem a imagem do corintiano sendo colocada em tom de deboche na página do presidente, em uma sugestão que corintianos não sabem escrever.
"A foto podia até ser de verdade, mas ele não tem o direito de fazer chacota com nenhum grupo. E ele fez isso justamente usando uma imagem falsa, e atingiu a dor de uma família", afirmou Olívia Vasconcellos, irmã de Felippe, em entrevista ao UOL.
Ainda em entrevista, a irmã da vítima lembrou que a família já tem uma aversão à linha do presidente, já que discorda “da falta de responsabilidade com as informações do presidente” e das falas que parecem "sempre uma conversa de botequim".
"Ele não tem que zombar se corintiano escreve certo ou errado. Não é esse tipo de mensagem que cabe ao presidente. Meu irmão não está nem aqui para se defender", completou.
Montagem publicada por Bolsonaro nas redes sociais Reprodução
Presidente Jair Bolsonaro disseminou fake news e montagens de internet Marcello Casal Jr/Agência Brasil