Mais Lidas

Prefeitura dá dura em Madureira

Comércio do bairro passa por nova fiscalização

A Prefeitura do Rio fez, ontem, mais uma operação de fiscalização no comércio de Madureira, na Zona Norte do Rio. Os agentes verificaram o cumprimento de decreto que permite apenas o funcionamento do comércio considerado essencial e medidas de higiene, entre outros cuidados para conter aglomerações e proteger a população do risco de contaminação.

A operação percorreu a Rua Conselheiro Galvão e a Avenida Ministro Edgard Romero, principais centros de comércio do bairro. Um restaurante foi orientado a recolher mesas e cadeiras e algumas lojas tiveram que retirar mercadorias das calçadas, liberando o espaço para os pedestres.

Coordenada pela Secretaria de Estado de Ordem Pública (Seop), a força-tarefa é formada por agentes da Guarda Municipal, Secretaria de Estado de Fazenda, Vigilância Sanitária e Comlurb.

Uma ação anterior, na quarta-feira da semana passada fecharam 15 lojas que não cumpriam o decreto. Estabelecimentos considerados essenciais, como farmácias e açougue, passaram por inspeção sanitária. Foram apreendidos ainda uma moenda de cana, dois botijões de gás, 50 maços de cigarro, 160 potes de plástico e 150 quilos de frutas com ambulantes irregulares, e recolhidos cerca de 150 quilos de lixo das ruas.

Segundo a prefeitura, em mais de dois meses de ações diárias em toda a cidade, a Seop fiscalizou 26.699 estabelecimentos e fechou 19.268 pontos comerciais. O Disk Aglomeração atendeu 9.019 ocorrências desde 31 de março, a maioria nas zonas Sul e Oeste do Rio.