Mais Lidas

Pazuello vira meme

General 'ligou' Nordeste e Norte do Brasil ao Hemisfério Norte

Eduardo Pazuello, ministro da Saúde: geografia da terra plana
Eduardo Pazuello, ministro da Saúde: geografia da terra plana -

O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, afirmou ontem que algumas regiões do Brasil já estariam na reta final do coronavírus por conta de seu clima. Ao justificar a informação, ele disse que "a região Norte e Nordeste (do Brasil) está mais ligada ao inverno do hemisfério Norte". Após a declaração, ele se tornou meme nas redes sociais.

O inverno do hemisfério Norte ocorre nos meses de dezembro e janeiro - época em que todo o Brasil registra suas temperaturas mais altas. O general continuou sua explicação e disse que as capitais de Manaus (AM), Belém (PA), Fortaleza (CE), São Luís (MA) e Teresina (PI) já passaram pela pior fase da pandemia, por terem uma "ligação viral que vem do hemisfério Norte".

Em audiência na Câmara dos Deputados, o ministro interino da Saúde ainda criticou a forma de divulgação de boletins diários de infectados e de mortos pela covid-19 que adotava o governo federal. "Estava somando contas que não existem, que não eram somáveis. Marcando um horário para apresentar uma informação que não dizia nada aos gestores e ao nosso país", disse Pazuello.

Pressionado pelo presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde prepara nova forma de apresentar os dados da Covid-19. A ideia é destacar a data em que o óbito ocorreu. Antes, a pasta dava maior destaque para a soma de vítimas do dia com casos de outras datas, cuja investigação foi concluída nas últimas 24 horas. Pazuello afirmou aos deputados que o ministério não deixará de divulgar mortes de outros dias que ainda estavam sob análise.