Mais Lidas

OMS se preocupa com Brasil

Sistema de saúde está sob forte pressão, diz diretor

A Organização Mundial da Saúde (OMS) voltou a demonstrar preocupação com o combate à Covid-19 no Brasil. Diretor de operações da OMS, Michael Ryan disse que os dados mostram que o sistema de saúde, de uma forma geral, em termos de leitos no país, está sendo capaz até agora de lidar com as vítimas da pandemia. No entanto, alerta que, se os números atuais de contaminação se mantiverem nesses níveis, a estrutura de saúde do Brasil corre grande risco de viver uma outra realidade e ficar sob forte pressão.

"Ainda que alguns locais excedam a 80% de ocupação de leitos de UTI, a maioria das áreas está abaixo disso", disse. "Alguns estão em estágio crítico, acima de 90%. Está claro que algumas áreas do Brasil têm pressão no sistema de UTI. Em algumas partes, há pressão significativa nas unidades de cuidados intensivos, na ocupação", advertiu, destacando que a situação no país é preocupante, especialmente na Amazônia.

Já o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanon, destacou que os mais de 7,5 milhões de casos da Covid-19 no mundo mostram que a pandemia não vem perdendo força e que o principal impacto agora está ocorrendo em países em desenvolvimento e nos mais pobres.