Mais Lidas

Eleições podem ser adiadas

TSE discute mudança de datas de outubro para novembro e dezembro

Barroso: eleições a partir de novembro
Barroso: eleições a partir de novembro -

Com a pandemia do novo coronavírus chegando a três meses, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou ontem que está em análise a possibilidade de as eleições municipais deste ano serem adiadas em algumas semanas. Inicialmente, os 5.570 municípios brasileiros deveriam realizar o primeiro turno da votação no dia 4 de outubro e o segundo, no dia 25.

"Acho que está chegando a hora de se ter uma decisão. Eu me reuni por videoconferência com médicos de diferentes especialidades, altamente respeitados nas suas áreas. A percepção é que possivelmente em setembro a curva da Covid-19 já estaria decrescendo. Como a gente precisa programar isso com alguma antecedência, sugerimos adiar por algumas semanas. Mas a decisão é do Congresso. A sugestão do TSE é uma janela que vai de 15 de novembro a 20 de dezembro. Seria o limite para o segundo turno, para que possamos dar posse (dos eleitos) até o dia 1º de janeiro", disse Barroso, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo.

Outra mudança, discutida por Barroso, seria estender por três horas o horário da votação, que começaria às 8h da manhã e se estenderia até as 8h da noite. Os idosos votariam logo pela manhã.