Mais Lidas

Arraiá junino do sofá

Sem presença física, festas tradicionais são reinventadas durante a pandemia

Desde o começo de junho, caixas de som se enchem com as conhecidas músicas de quadrilha ou forró no último volume, anunciando a chegada das comemorações de São João e de São Pedro, nos dias 24 e 29 de junho. Mas, neste ano, bandeirolas e barracas de comidas típicas ficarão guardadas por conta das medidas de isolamento. Para muitos brasileiros, a festa junina, uma das maiores comemorações do calendário, não vai passar em branco.

No Condomínio Bora Bora, na Tijuca, a folia faz parte da rotina dos mais de 500 moradores. "Decidimos fazer uma live no sábado com banda típica para comemorar o São João por conta do espírito festeiro de muitos condôminos", explica Alex Silva, síndico do Bora Bora. A festa junina virtual não deixou passar outro traço importante da data: as deliciosas comidas típicas. No quiosque do condomínio, moradores podiam receber kits completos, com milho verde, salsichão e doces variados, em casa.

As comemorações juninas também foram reforçadas pela Escola Tempo de Construir, em Manguinhos. No início de junho, a direção colocou estandes em todas as três unidades, de Educação Infantil a Ensino Fundamental II, para fazer um drive thru com kits de guloseimas típicas.

"Como não tivemos a oportunidade de fazer a grande festa tradicional que todos amam, decidimos fazer o drive thru. Os pais gostaram bastante e, quando iam com os filhos pegar os kits, vimos muitas crianças com roupas de festa junina. Quisemos deixar uma lembrança boa para elas", afirma Danieli Batista, diretora.