Mais Lidas

Rio tem 15 tiroteios por dia na pandemia

No período, 468 foram baleados e 239 acabaram morrendo

Um total de 468 pessoas foram baleadas no Rio de Janeiro, das quais 239 morreram, desde o início do isolamento social, por conta da pandemia do novo coronavírus, de acordo com um levantamento feito pela plataforma Fogo Cruzado, entre 14 de março e 13 de junho. Nesse período, ocorreram Grande Rio 1.405 tiroteios/disparos de arma. O número, que representa uma média de 15 tiroteios por dia, é 36% menor do que o registrado em igual período do ano passado.

"Mesmo com a redução, o que já seria o esperado em uma situação como essa, os números ainda são altos, o que revela instabilidade, ainda que haja a queda", disse Robson Rodrigues, antropólogo, ex-chefe do Estado Maior Geral da Pmerj e pesquisador do Laboratório de Análise da Violência (LAV/UERJ).

No mesmo período, oito pessoas foram baleadas em casa, durante o isolamento social. Esse foi o caso do adolescente João Pedro Mattos Pinto, de 14 anos, morto em 18 de maio durante uma operação conjunta das polícias Civil e Federal no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo.