Mais Lidas

Ocupação menor no Maracanã

Número de pacientes na unidade cai 66%

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) registrou queda de 66% no número de internados no Hospital de Campanha do Macaranã nos últimos dias. A unidade de saúde opera com 15% dos 400 leitos ocupados. Na quinta-feira, a taxa de ocupação total era de 81%. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, os pacientes ficam internados, em média, por sete dias.

De acordo com o subsecretário de Regulação e Unidades Próprias, Ricardo Cavalcanti, a queda na demanda por leitos ocorre devido a ações como adoção do distanciamento social, testagem da população e tratamento precoce de pacientes com suspeita de Covid-19. Ele também relaciona a menor demanda por leitos ao aumento de vagas em unidades de terapia intensiva (UTI) e à queda na taxa de contágio do novo coronavírus na população.

Apesar da menor demanda, Cavalcanti ressalta que o hospital não pode ser desmontado. "Com a flexibilização, pode haver um aumento no número de casos e, gradativamente, vamos liberar leitos de outras unidades. Estamos redimensionando e olhando para outras doenças que não deixaram de acontecer", diz.