Mais Lidas

Tomógrafo em Rio das Pedras

Aparelho faz diagnóstico precoce

Crivella: tomógrafo é estratégico para combater o coronavírus
Crivella: tomógrafo é estratégico para combater o coronavírus -

A Prefeitura do Rio inaugurou, ontem, o 12º tomógrafo destinado ao diagnóstico de casos suspeitos de Covid-19. Ao entregar o equipamento, que atenderá moradores de Rio das Pedras, na Zona Oeste, o prefeito Marcelo Crivella destacou que a criação de centros de imagem é estratégica no combate à pandemia. "Esses tomógrafos diagnosticam cedo o vírus e, assim, a pessoa pode se tratar logo sem que a doença se agrave a ponto de precisar de uma UTI. Buscamos as áreas de maior circulação em bairros e comunidades. Após a pandemia, os tomógrafos ficarão de legado em cada área dessas", disse.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 12 bairros já receberam tomógrafos e aparelhos de raios x digital: Bangu, Cidade de Deus, Del Castilho, Santa Cruz, Campo Grande, Pavuna, Maré, Madureira, Recreio, Rocinha e Rio das Pedras. Também há um tomógrafo em operação no Hospital de Campanha do Riocentro.

Já foram realizados cerca de 930 exames com os tomógrafos. Segundo a prefeitura, a capacidade será aumentada após ajustes técnicos, testes e treinamento das equipes. Os aparelhos instalados durante a pandemia fazem parte de um pacote de 27 tomógrafos comprados pela prefeitura.