Mais Lidas

Bolsonaristas na mira

Polícia Federal cumpriu mandados sobre o inquérito que apura atos antidemocráticos

No Cemitério da Vila Formosa, em São Paulo, covas foram abertas para sepultar vítimas da Covid-19
No Cemitério da Vila Formosa, em São Paulo, covas foram abertas para sepultar vítimas da Covid-19 -

A Polícia Federal (PF) cumpriu 21 mandados de busca e apreensão em cinco estados e no Distrito Federal, expedidos por conta do inquérito sobre a organização e o financiamento de atos antidemocráticos que pedem o fechamento do Congresso, do Supremo Tribunal Federal (STF), a volta da ditadura militar, do AI-5, entre outros.

Entre os alvos da Operação Lume, autorizada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, estão o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), o blogueiro Allan dos Santos, o empresário e advogado Luís Felipe Belmonte, principal operador político do partido Aliança pelo Brasil, e o publicitário Sérgio Lima, marqueteiro desse partido que o presidente Jair Bolsonaro quer criar.

Ainda são investigados: os blogueiros Alberto Silva, Ravox Brasil, Camila Abdo, Fernando Lisboa e Otávio Fakhoury, empresário e dono do site Crítica Nacional. O ministro determinou ainda a quebra de sigilo dos investigados. As diligências foram cumpridas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Santa Catarina e no Distrito Federal.

Já está no xilindró a extremista Sara Giromini, conhecida como Sara Winter - em alusão a uma apoiadora nazista britânica -, e mais outras cinco lideranças do grupo 300 do Brasil estão na mira dos agentes. Preso e liberado pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) após fazer ameaças ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), o ativista Renan Sena, que faz parte do grupo de sara Winter, participou ontem de um ato na Esplanada dos Ministérios.

No Cemitério da Vila Formosa, em São Paulo, covas foram abertas para sepultar vítimas da Covid-19 Nelson Almeida/AFP
Allan dos Santos foi alvo de busca e apreensão em operação da Polícia Federal, por suspeita de financiar atos contra a democracia Estadão Conteúdo (arquivo)