Mais Lidas

BRT apinhado de passageiros

Flexibilização aumenta aglomerações nos ônibus

A abertura gradual da economia do Rio levou a um aumento de passageiros nos transportes públicos, acarretando filas e aglomerações, em meio à pandemia do novo coronavírus. O que se viu, ontem, foi mais uma vez ônibus lotados, principalmente nas linhas do BRT, apesar da determinação da prefeitura para que o consórcio passe a operar com 100% de sua frota.

No BRT, houve desrespeito à regra para os coletivos saírem apenas com os passageiros sentados. As estações de Santa Cruz e Mato Alto, além dos terminais Alvorada, Paulo da Portela e Jardim Oceânico, foram os locais de maior movimento.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), durante uma fiscalização, na manhã de ontem, as equipes registraram 54 infrações na prestação dos serviços, principalmente pela superlotação dos ônibus articulados. A multa para esse descumprimento é de R$ 924,38. Em três dias, de segunda-feira até ontem, 338 multas foram aplicadas ao consórcio por irregularidades no transporte. Desde o início das ações de contenção à Covid-19 foram ao todo 1.373 autuações à empresa.

Segundo o BRT, 100% de sua frota está nas ruas e há reforço de ônibus nos horários de pico, de forma a atender a demanda de passageiros durante a pandemia.

Também ontem, os passageiros da Linha 2 do Metrô viram a operação ficar interrompida por cerca de duas horas, até as 7h30 da manhã, entre as estações Pavuna e Tomaz Coelho. A causa foi o descarrilamento de uma composição de manutenção da linha, ocorrida durante a madrugada.