Mais Lidas

Bebê Heloísa já nasceu guerreira

Menina de 3 meses recebe alta em São Gonçalo

A alta dada a Heloísa foi festejada pela equipe médica do hospital
A alta dada a Heloísa foi festejada pela equipe médica do hospital -

Depois de 29 dias internada no Pronto Socorro Infantil de São Gonçalo, na Região Metropolitana, a pequena Heloísa Cristine Nunes dos Santos, de apenas três meses de vida, recebeu alta da equipe médica na manhã de ontem. Contaminada pelo novo coronavírus, a bebê ficou em estado grave, chegou a ser entubada duas vezes e fez três transfusões de sangue. Ela deixou a unidade sob aplausos de médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e fisioterapeutas.

Heloísa deu entrada com febre alta e foi atendida por dois médicos na unidade, que solicitaram de imediato o teste para a Covid-19. Com resultado positivo, eles pediram a internação da pequena no Centro de Tratamento Intensivo.

Pesando agora 3,5 Kg, a pequena Heloísa foi a primeira paciente a ocupar um dos oito leitos para Covid-19 abertos há cerca de um mês no Pronto Socorro Infantil. Segundo a prefeitura, o novo local conta com infraestrutura de ponta, como respiradores, sendo um portátil, monitores, incubadora e um setor de isolamento.

Hospital de Campanha é finalmente inaugurado

Após atrasos e polêmicas, o Hospital de Campanha de São Gonçalo foi finalmente inaugurado ontem, mais de um mês depois do previsto. Inicialmente, a unidade ficará aberta com 40 leitos, sendo 20 de enfermaria e 20 de UTI, com suporte de 40 respiradores. Quando estiver funcionando com toda a sua capacidade, o hospital poderá receber 200 pacientes da Covid-19, sendo 120 na enfermaria e 80 na UTI. A gestão ficará com a Fundação Saúde, do governo do estado, que assumiu a administração no lugar da OS Iabas.

Na cerimônia de inauguração, o secretário estadual de Saúde, Fernando Ferry, disse que o Rio poderá ter uma segunda onda de contaminação pelo novo coronavírus, após a reabertura da economia. "É possível que venha uma segunda onda", disse.