Mais Lidas

INSS prorroga prazos por mais 60 dias

Objetivo é manter o pagamento de benefícios na pandemia

Segurados podem solicitar serviços, obter extratos e comprovantes relacionados à Previdência Social
Segurados podem solicitar serviços, obter extratos e comprovantes relacionados à Previdência Social -

O INSS prorrogou por mais 60 dias o prazo para que beneficiários cumpram exigências junto ao órgão. A medida consta na Portaria 680, publicada no Diário Oficial da União (DOU) ontem, e visa a preservar benefícios enquanto vigorar a decretação de emergência de saúde pública, decorrente da pandemia do coronavírus. O órgão ainda pode estender mais os prazos, caso permaneça a situação.

São beneficiados segurados que precisam realizar a prova de vida e cumprir outras exigências para manter seus benefícios, como apresentação de declaração de cárcere e apresentação do CPF. Com isso, também não serão negados pedidos daqueles que não estão conseguindo autenticar documentos e apresentar presencialmente, desde que o atendimento direto nas agências foi suspenso em março deste ano.

De acordo com o texto, será enviada carta de exigência para apresentação dos documentos de identificação para os beneficiários com dados cadastrais inconsistentes ou faltantes. Os convocados poderão apresentar os documentos pelo portal Meu INSS e ficarão dispensados de apresentação de documentos originais para autenticação de suas cópias. Caso haja dúvida, o prazo para o cumprimento da exigência ficará suspenso até o retorno presencial nas agências do INSS.

Site e aplicativo Meu INSS são alternativas

Para acessar o Meu INSS basta digitar o endereço gov.br/meuinss no seu computador ou instalar o aplicativo Meu INSS no seu celular gratuitamente, que está disponível para Android e iPhone(iOS). Por ele é possível agilizar a concessão de benefícios como aposentadorias, salário-maternidade, auxílio-doença, retirar extratos, certidões e declarações, além de realizar agendamentos e solicitações. Para fazer o cadastro, é necessário informar CPF, nome completo, telefone e e-mail no portal Meu INSS.

Um dos principais serviços disponíveis no Meu INSS é o agendamento de atendimento presencial (neste momento suspeito por conta da pandemia) ou à distância, e a consulta de requerimentos em andamento, que pode ser realizado mesmo sem cadastro no portal.

Segurados podem solicitar serviços, obter extratos e comprovantes relacionados à Previdência Social Divulgação
Nova versão do aplicativo Meu INSS está disponível Divulgação