Deslizamento de pedra bloqueia entrada da Fortaleza de Santa Cruz em Niterói

Militares, visitantes e funcionários ainda aguardam uma solução para sair do local

Acesso, que já é estreito, ficou totalmente bloqueado com rolamento da pedra
Acesso, que já é estreito, ficou totalmente bloqueado com rolamento da pedra -
Niterói - Uma pedra deslizou no final da tarde desta segunda-feira no acesso à Fortaleza de Santa Cruz, em Jurujuba. O estreito caminho, que contorna uma costa rochosa a cerca de 30 metros do nível do mar e pelo qual só é possível atravessar dentro de veículos de pequeno e médio porte, ficou totalmente bloqueado com a queda de parte da rocha.
O Comando Militar do Leste (CML) ainda não tem informações sobre a causa do acidente geográfico e nem o prazo para a retirada da pedra. Militares, visitantes e funcionários ainda aguardam uma solução para sair do local. 
Sítio histórico de beleza única, a monumental Fortaleza de Santa Cruz da Barra - datada de 1555 - foi a principal estrutura defensiva da Baía de Guanabara durante o período do Brasil Colônia e do Império. Maior fortificação de Niterói, com uma área de mais de sete mil metros quadrados, o lugar tem muralhas construídas com pedras cortadas e assentadas à mão e um acervo de 45 canhões dos séculos XVIII e XIX.
Lá se encontra a segunda mais antiga igreja da cidade, erguida em 1612 sob o nome de Oratório de Nossa Senhora da Guia e depois rebatizada de Capela de Santa Bárbara devido à imagem de 1,73 metro de altura da padroeira, transferida de Portugal e esculpida no século XVIII sobre uma rocha com pedras semipreciosas. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1939, a edificação impressiona por sua grandiosidade e beleza.
Ainda não há informações sobre as causas do deslizamento nem prazo para retirada da pedra
Ainda não há informações sobre as causas do deslizamento nem prazo para retirada da pedra Divulgação / Irma Lasmar
Caminho, que já é estreito, foi totalmente bloqueado pela pedra que deslizou no final da tarde desta segunda
Caminho, que já é estreito, foi totalmente bloqueado pela pedra que deslizou no final da tarde desta segunda Divulgação / Irma Lasmar