Mais Lidas

Vida dura nas favelas

Pesquisa indica que moradores têm dificuldade para comprar comida na pandemia

Favela da Rocinha, em São Conrado. Moradores de comunidades têm dificuldades para se manter
Favela da Rocinha, em São Conrado. Moradores de comunidades têm dificuldades para se manter -

Uma pesquisa do DataFavela indica que três em cada quatro moradores de favela (76%) não tiveram dinheiro para comprar comida em pelo menos um dia durante a pandemia. O levantamento mostra também que 89% deles receberam alguma doação nesse período de quarentena: desse total, 91% ganharam alimentos, 55% produtos de higiene e 39% dinheiro em espécie.

O levantamento "Pandemia na Favela - A realidade de 14 milhões de favelados no combate ao novo Coronavírus" foi realizado com 3.321 moradores de 239 favelas do país, entre 19 e 22 de junho. Os dados confirmam que a pandemia afetou a já dura realidade de quem mora nas comunidades: 80% das famílias estão sobrevivendo com menos da metade da renda anterior à pandemia. Entre os entrevistados, 35% disseram que a família perdeu toda a renda; 45% afirmam que a renda diminuiu muito; 5% afirmam que diminuiu um pouco e apenas 4% dizem que a vida financeira não foi afetada.

Depois de três meses de pandemia, 66% afirmam que só têm reservas financeiras para aguentar uma semana sem trabalhar. "Não é verdade que o vírus é democrático. Ele pode atingir todos, mas a desigualdade social no Brasil faz com que os anticorpos dos moradores das favelas sejam diferentes dos moradores do asfalto no combate ao coronavírus", afirmou em live o cofundador do DataFavela, Renato Meirelles.