Mais Lidas

Comércio de rua no Rio reabre em primeiro dia útil de flexibilização

Lojas que reabrirem têm que seguir regras para funcionamento

Movimentação na Saara no sábado
Movimentação na Saara no sábado -
Rio - O Rio tem o primeiro dia útil da reabertura do comércio de rua nesta segunda-feira. O setor foi autorizado a reabrir desde sábado com horário reduzido, de 11h às 17h, após ser fechado no dia 24 de março por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

A previsão do plano de reabertura da prefeitura era que o comércio de rua retomasse a partir de quinta-feira, mas o município resolveu antecipar a data por causa da diminuição do número de óbitos pela covid-19 na cidade e o aumento de leitos disponíveis para tratamento da doença na rede municipal de saúde.

As lojas que reabrirem têm que seguir regras para o funcionamento, como oferecer álcool em gel 70% para os clientes, manter o ambiente aberto e ventilado e controlar o acesso ao estabelecimento ao máximo de um terço da capacidade.

No sábado, a Vigilância Sanitária inspecionou 78 estabelecimentos e aplicou 58 multas por descumprimento das regras. Foram quatro infrações por ausência do uso de máscara por funcionários; nove por consumo no local; dez por aglomeração na porta; 11 por falta de limpeza e ausência de insumos de higiene; e 24 por falta de licença sanitária.

A volta das academias de ginástica, bares e restaurantes, com restrições, está mantida para a quinta-feira.