Mais Lidas

Contra volta às aulas em Caxias

Conselho pede revogação de decreto que autoriza abertura de escolas

O Conselho Municipal de Educação de Duque de Caxias pediu ontem a revogação do Decreto Municipal 7.626, que autorizou a abertura opcional de escolas particulares no município. A reunião extraordinária também serviu para responder recomendação do Ministério Público do Rio de que instituições privadas de ensino não retomem as atividades presenciais.

Mesmo antes da decisão do CME, o presidente do Sindicato dos Professores da Baixada Fluminense, Eduardo Monteiro, atestou que apenas 3% das 300 escolas de Educação Infantil reabriram ontem. Ele ressaltou a importância de manter o ensino remoto e destacou o fato de diretores terem optado por manter colégios fechados. O posicionamento dos pais também é contrário às atividades presenciais.

Fred Willian Felipe, pai de um aluno de 2 anos, teme pela vida do filho. "Uma turma de creche tem, ao menos, 15 alunos. Como vou mandar meu filho? Como vou saber se os outros alunos e professores vão estar se cuidando?", questionou. 

O MP estabeleceu cinco dias úteis para uma resposta aos ofícios e recomendou que Secretaria Municipal de Educação tome medidas administrativas para garantir a manutenção das aulas remotas. Cabe ao CME fiscalizar e orientar instituições de educação infantil.