Mais Lidas

Colapso no transporte

Sem ajuda financeira, metrôs e ônibus dizem que podem parar

Alessandra Sant Anna conseguiu um emprego através da SMDEI 
Alessandra Sant Anna conseguiu um emprego através da SMDEI  -

Após a SuperVia anunciar que pode paralisar a operação de trens no Rio de Janeiro em agosto, devido a uma queda brusca na arrecadação, o MetrôRio e a Fetranspor relataram situações similares. Segundo representantes dos dois, a rede metroviária e os ônibus terão dificuldades em manter o funcionamento dos serviços já em setembro, caso não haja algum auxílio por parte do governo.

O MetrôRio estima que o prejuízo mensal gira em torno de R$ 35 milhões. "No total, nosso déficit acumulado é de R$ 150 milhões. Nos últimos dias, mesmo com a flexibilização, a queda de passageiros continua elevada, em 73%", destacou Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio. "O caixa da empresa acaba em agosto. Temos dois meses para encontrar uma solução. Sem uma ajuda financeira nesse prazo, vamos ter dificuldades de honrar nossos compromissos", alertou.

Nos ônibus, o número de viagens caiu 71%. "Pelo menos 50% das empresas de ônibus não vão conseguir iniciar o ano que vem sem ajuda. Já em setembro muitas já terão dificuldades para pagar os salários", explicou Armando Guerra, presidente da Fetranspor.

Alessandra Sant Anna conseguiu um emprego através da SMDEI  Divulgação / SMDEI
Presidente do Metrô diz que caixa da empresa acaba em agosto Ricardo Cassiano