Mais Lidas

Idoso de 110 anos vence o coronavírus e renova ânimo de profissionais de saúde

Depois de 18 dias internado no Centro de Combate ao Coronavírus, Davino Cordeiro recebe alta e vai para casa com os sete filhos, 11 netos e 18 bisnetos

Davino Cordeiro, de 110 anos, deixa o Centro de Controle do Coronavírus, em Campos, recuperado da covid-19
Davino Cordeiro, de 110 anos, deixa o Centro de Controle do Coronavírus, em Campos, recuperado da covid-19 -
Campos — Quando Davino Cordeiro recebeu o diagnóstico de que estava com o coronavírus, sua família esperou o pior. Era quase uma sentença de morte. Davino tem 110 anos. Depois de 18 dias de internação, ele recebeu alta do Centro de Combate e Controle do Coronavírus (CCC) na segunda-feira e foi para casa estar com os sete filhos, os 11 netos e os 18 bisnetos.
“Eu e todos os meus primos tivemos muito medo de perder nosso avô. Estamos muito felizes e aliviados agora que ele já está em casa”, comemorou Luciana Cordeiro, neta de Davino.
Davino Cordeiro, de 110 anos, deixa o Centro de Controle do Coronavírus, em Campos, recuperado da covid-19 - Reprodução de vídeo
A força de Davino para superar a doença notabilizada por matar pessoas idosas fica evidente quando se sabe que ele nem sequer deu entrada na UTI, passando toda sua internação na enfermaria do CCC. Ele é um dos homens mais velhos a superar a covid-19 no Brasil. Oficialmente, a pessoa mais idosa a vencer a doença é uma espanhola de 113 anos.
A recuperação e liberação de Davino alegrou a equipe do CCC, que diariamente acompanha a violência com que o coronavírus afeta o sistema respiratório de suas vítimas. Pelo centro de referência passou a maioria dos 128 mortos pela covid em Campos.
“Quero agradecer a toda a equipe do Centro de Controle que tratou do meu avô. Muito obrigada a cada um de vocês”, disse, emocionada, Luciana.
Até a noite de segunda, o município contava 2202 infectados pelo coronavírus, com 1297 recuperados. A Vigilância em Saúde tem se concentrado em duas frentes para tentar conter o avanço da pandemia e forçar sua retração: testagem em massa e busca ativa por quem está com o vírus ou já se curou. Com isso, espera poder medir o nível de imunização da população e traçar estratégias para enfrentamento da infecção em áreas mais afetadas.
Davino Cordeiro, de 110 anos, deixa o Centro de Controle do Coronavírus, em Campos, recuperado da covid-19 Reprodução de vídeo
Davino Cordeiro, de 110 anos, deixa o Centro de Controle do Coronavírus, em Campos, recuperado da covid-19 Reprodução de vídeo