Mais Lidas

Policiais militares são alvos de operação contra milícia de Vargem Grande e Pequena

São 16 mandados de prisão e 51 de busca e apreensão

Prisões estão sendo feitas pela Delegacia de Homicídios da Capital
Prisões estão sendo feitas pela Delegacia de Homicídios da Capital -
A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) e o Ministério Público estadual (MPRJ) fazem, desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira, a Operação Porto Firme, contra envolvidos em uma milícia de Vargem Grande, Vargem Pequena e adjacências, na Zona Oeste do Rio. Dentre os alvos estão dois PMs, suspeitos de liderarem o grupo paramilitar.
Ao todo, são 16 mandados de prisão e 51 de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos em vários endereços do estado. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada da Capital.
Até o momento, cinco pessoas foram presas, dentre elas um dos policiais militares investigados, o cabo Fernando Mendes Alves, conhecido como Biro. Ele, que é lotado no 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes), mas desde julho do ano passado trabalha no Centro Presente, foi capturado em Vargem Pequena. O PM teve sua arma, uma pistola, apreendida, além de dois carregadores e munições.
O outro policial alvo é o oficial Leonardo Magalhães Gomes da Silva, o Capitão Léo, que continua sendo procurado. Ele entrou para a Polícia Militar em 2006 e deixou de ser tenente, se tornando capitão em agoto de 2014, "pelo critério de antiguidade".
De acordo com o MPRJ, Capitão Léo é o líder da quadrilha e Biro o número 2 da organização criminosa. Escutas telefônicas autorizadas pela Justiça demonstraram que Biro é responsável por garantir a proteção dos comparsas, para que eles consigam praticar os crimes do bando, sem que fossem incomodados, inclusive intervindo em ações da Polícia Civil.
ATUAÇÃO
A milícia da região se aliou a traficantes de drogas para ambos os grupos exercerem o domínio sobre moradores e comerciantes. Os criminosos agem praticando agiotagem, extorsão, corrupção, tráfico de drogas e de armas, homicídios e grilagem de terras.
Ainda segundo o Ministério Público, os milicianos são conhecidos na região por agirem com extrema violência e armados. A quadrilha tem uma hierarquia e cada um tem sua função, através de núcleos; são eles:
1. Chefia: Capitão Léo e Biro
2. Gerência: três milicianos
3. Operacional: todos os demais integrantes, exercendo tarefas como as de "vapor" e "olheiro", no tráfico de drogas
Também foi constatado que o grupo faz ações para a proteção de seus integrantes contra inimigos, agindo com violência, intimidação ou até mesmo com a execução dos seus rivais.
MORTES
As investigações para a operação começaram no fim de 2018, a partir da morte de Marcus Vinícius Calixto. Marcus teria sido assassinado por se apor aos interesses dos milicianos.
A bando é investigado também pelo envolvimento na chacina que deixou quatro mortos e dois feridos na Rua Manhuaçu, em Vargem Grande, no último dia 7 de junho. Na ocasião, criminosos em uma moto atiraram contra as vítimas.