Mais Lidas

Rio está em risco moderado de transmissão da Covid-19, de acordo com painel do governo

Documento divulgado amplia transparência na divulgação das regras de flexibilização do isolamento

Rio está em risco 'moderado' de transmissão do coronavírus
Rio está em risco 'moderado' de transmissão do coronavírus -
A Secretaria Extraordinária de Covid-19 do Estado do Rio divulgou, nesta quarta-feira, um novo documento, chamado de "Pacto Covid RJ", com o objetivo de "aumentar a transparência do Governo do Estado em relação às regras de flexibilização do isolamento social na pandemia do coronavírus". Segundo o critérios do novo documento, o estado do Rio de Janeiro está, atualmente, em um estágio "moderado" da pandemia.
O estudo adota critérios validados pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), pelo Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasens) e pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Há uma tabela dividida em cinco cores, de acordo com o risco de transmissão da doença. A cor roxa representa um risco muito alto; a vermelha, risco alto; a laranja, risco moderado; a amarela, risco baixo; e a verde, risco muito baixo. O Rio está na bandeira laranja.
Pacto Covid RJ - Divulgação / Governo do Rio
Para saber em qual dessas faixas está o Estado do Rio, são usados seis indicadores, sendo três relativos à capacidade do sistema de saúde de absorver os pacientes da Covid-19 (taxa de ocupação de leitos de UTI, taxa de ocupação de leitos de enfermaria e previsão de tempo de esgotamento dos leitos de UTI), e três indicadores epidemiológicos (variação do número de óbitos por covid, variação do número de casos da doença, e percentual do número de testes positivos para a doença em relação ao total dos exames realizados).
Tabela de pontos

O documento mostra um conjunto de indicadores e gera uma tabela de pontos para apontar a fase atual do estado no enfrentamento da pandemia. Até 9 pontos na tabela o risco é baixo e a bandeira é amarela. De 10 a 18 pontos, o risco é moderado e a bandeira é laranja. O Rio somou dez pontos e está na fase laranja.
Segundo o governo, na bandeira laranja, está previsto isolamento domiciliar, monitoramento de casos sintomáticos e contatos, distanciamento social, garantia de acesso às necessidades básicas e serviços de saúde, redução de contato, reforço em higiene e etiqueta respiratória, restrição de atividades que gerem aglomeração, avaliação da possível suspensão de atividades econômicas não essenciais, e adequação de horários para os setores econômicos, com o objetivo de reduzir aglomerações nos sistemas de transporte público.

De acordo com Danilo Klein, chefe de gabinete da Secretaria Extraordinária de Covid-19, a análise dos dados epidemiológicos é diária. Caso o estado regrida para uma bandeira mais restritiva, uma nota técnica será imediatamente divulgada.
No mapa de distribuição regional da avaliação de risco que consta do estudo, o Norte do Estado do Rio é apresentado já na bandeira amarela, mas a secretaria recomendou que os moradores da região continuem adotando as mesmas medidas de restrição indicadas para a bandeira laranja, por pelo menos mais duas semanas. Dados epidemiológicos mais recentes indicam que a região poderá regredir para a bandeira laranja.


Rio está em risco 'moderado' de transmissão do coronavírus Cléber Mendes
Pacto Covid RJ Divulgação / Governo do Rio