Mais Lidas

'Cidadão não, engenheiro civil': Mulher que ofendeu fiscal disse que foi 'mal interpretada'

'Se a gente se arrepende de alguma coisa é de ter saído de casa', disse ela

Ofensas aconteceram na noite de sábado
Ofensas aconteceram na noite de sábado -
 Rio - A mulher que causou polêmica ao constranger um fiscal da Prefeitura do Rio, no último fim de semana, afirmou em entrevista ao portal G1, nesta quinta-feira, que "foi mal interpretada". Nívea Valle Del Maestro ainda contou que ela e o marido vêm sofrendo ameaças após a repercussão do episódio.

"Não é arrependimento. Hoje posso reconhecer minha alteração de voz e meu tom foi mal interpretado. Se a gente se arrepende de alguma coisa é de ter saído de casa", disse a mulher.

Nas imagens, gravadas na Avenida Olegário Maciel, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, na noite de sábado, e exibida no Fantástico, no domingo, a mulher aparece rebatendo uma fala do fiscal, que se dirigiu ao marido, o engenheiro Leonardo Santos Neves de Barros, como "cidadão". "Cidadão não, engenheiro civil. Melhor do que você", ela disparou, na ocasião. O agente estava no local para fiscalizar irregularidades em bares e restaurantes da região. Após a veiculação da reportagem, a entrevista rapidamente viralizou e gerou revolta de internautas nas redes sociais.
Nívea disse que entendeu o termo “cidadão” como algo pejorativo e que sua intenção ao rebater não era humilhar o agente público. “Senti aquilo de uma forma agressiva. Naquele momento, eu interferi e disse que ele era um engenheiro civil formado. Quando disse ‘melhor do que você’, quis dizer que ele sabe o que fazer aqui e fiscal, não. Ele não dava provas técnicas do que estava fazendo. O que eu quis naquele momento foi, de forma alguma, humilhar aquela pessoa.”
De acordo com a mulher, a frase ficou fora do contexto e não houve intenção de desacato. "Minha frase ficou descontextualizada. Sei que tenho tom de voz alta, tenho sangue italiano, e às vezes se torna agressivo no calor da emoção. Mas em momento algum eu desacatei ou quis diminuir o rapaz", disse Nívea ao portal.

Após a repercussão, Nívea foi demitida do seu emprego na segunda-feira. Ela trabalhava na Taesa, uma empresa de transmissão de energia elétrica, que se manifestou através de uma nota oficial publicada em suas redes sociais.
Leonardo Santos Neves de Barros e Nívea Valle Del Maestro - Reprodução vídeo / TV Globo


"Continuamos achando que temos o direito de questionar os servidores públicos, qualquer atendente ou pessoa. Não é afrontar - é questionar tudo aquilo que possa ser considerado arbitrário. Isso nós não podemos perder. Do contrário, as pessoas vão ficar com medo de agir. Nunca vou me arrepender de questionar", completou.

Ameaças

Com a repercussão do episódio nas redes sociais, Nívea relatou que o casal vem sofrendo ameaças e terá de se mudar já que ambos perderam o emprego.
"Nós já estamos sendo condenados sem direito de defesa. Nossa vida acabou. Perdemos nossos empregos e estamos sendo achincalhados. Estou recebendo ameaças por telefone e todos os nossos dados pessoais foram parar na internet. Os efeitos que isso causou na gente são desproporcionais. Há um linchamento virtual, todas as mensagens que recebo no celular de pessoas me agredindo. A coisa chegou a um nível no qual, além de perdermos nossos empregos, querem que não trabalhemos nunca mais. O que querem mais? Querem que a gente morra?", disse a mulher na entrevista. 
Ofensas aconteceram na noite de sábado Reprodução / TV Globo
Leonardo Santos Neves de Barros e Nívea Valle Del Maestro Reprodução vídeo / TV Globo