Mais Lidas

Tempo para Crivella

Prefeito tem mais 90 dias para se explicar sobre contas

Maioria dos vereadores votou a favor do aumento do prazo para Crivella se explicar ao TCM: 32 a 17
Maioria dos vereadores votou a favor do aumento do prazo para Crivella se explicar ao TCM: 32 a 17 -

A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro aprovou, na tarde de ontem, o prazo de mais 90 dias para que o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) apresente explicações ao Tribunal de Contas do Município (TCM) sobre possíveis irregularidades nas prestações de contas de 2019.

O projeto foi discutido e votado em dois turnos. O resultado do placar ficou com 32 votos favoráveis e 17 contrários ao aumento do prazo para a prefeitura se explicar. Com problemas na votação através do painel eletrônico, alguns vereadores precisaram informar seu voto à presidência da Câmara diretamente por aplicativo de mensagem.

Um dos debates entre os vereadores foi sobre se é legal estender o prazo para a defesa. Além disso, foi levantada também a questão de a própria Câmara interferir no que compete ao tribunal, abrindo mão, ela própria, de analisar as contas no prazo.

Mas vereadores da base governista de Crivella afirmaram que, em virtude do momento vivido em decorrência da pandemia do coronavírus e do isolamento social, houve a necessidade do afastamento presencial de servidores. Isso acarretou prejuízo na continuidade de determinadas obrigações, o que, de certa forma, fez com que a defesa pedisse a flexibilização de prazo.

Como a proposta foi aprovada em duas discussões e votações, segue agora para promulgação pelo presidente da Casa, vereador Jorge Felippe.