Bolsonaro polemiza

'Houve uma neurose no tocante a isso daí', diz sobre Covid-19

Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro -

Ainda se recuperando da Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro voltou a minimizar o impacto da doença, ao afirmar que "houve uma neurose no tocante a isso daí". Bolsonaro, que anunciou que estava contaminado no dia 7 de julho, fez a sua declaração na noite de quinta-feira, na live semanal que costuma fazer nas redes sociais.

De acordo com o presidente, não havia nenhuma maneira de diminuir o número de mortos no país, que ontem chegou a 77.851 mil. "Ninguém disse que ninguém ia morrer por causa do coronavírus. Tanto ia como está morrendo, infelizmente. Agora, alguns acham que tinha como diminuir o número de óbitos. Diminuir como?", questionou.

Bolsonaro criticou novamente o isolamento social e citou um estudo que concluiu que 66% dos contaminados pelo novo coronavírus em Nova York, nos Estados Unidos, estavam em casa. O estudo, no entanto, dizia respeito apenas à condição de moradia dos contaminados, e não se estavam ou não respeitando a quarentena (a conclusão correta do estudo é que 66% das pessoas que foram internadas viviam em casa, 18% em lares para idosos, 2% em abrigos para sem-teto, 2% em outras instalações e 1% em presídios).

Na mesma live, o presidente voltou a falar sobre a hidroxicloquina e o vermífugo Anitta (que combate vermes) — remédios que, segundo estudos internacionais, não têm eficácia comprovada no tratamento da Covid-19. 

Presidente da República, Jair Bolsonaro
Presidente da República, Jair Bolsonaro Isac Nóbrega/PR
Presidente Jair Bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro DIDA SAMPAIO/ESTADÃO
 Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro
Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro Wenderson Araujo/Trilux/Estadão Conteúdo
Bolsonaro de máscara
Bolsonaro de máscara reprodução
Desde o início da pandemia Bolsonaro criticou o uso de máscara
Desde o início da pandemia Bolsonaro criticou o uso de máscara AFP
Presidente Jair Bolsonaro contrariou recomendações médicas diversas vezes
Presidente Jair Bolsonaro contrariou recomendações médicas diversas vezes AFP
Presidente Jair Bolsonaro contrariou recomendações médicas diversas vezes
Presidente Jair Bolsonaro contrariou recomendações médicas diversas vezes Marcos Correa
O presidente Jair Bolsonaro discursa para manifestantes que protestavam a favor da intervenção militar e pelo fechamento do Congresso Nacional em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília
O presidente Jair Bolsonaro discursa para manifestantes que protestavam a favor da intervenção militar e pelo fechamento do Congresso Nacional em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília GABRIELA BILó/ESTADÃO CONTEÚDO
Bolsonaro discursa para manifestantes que protestavam a favor da intervenção militar e pelo fechamento do Congresso Nacional em frente ao Quartel General do Exército
Bolsonaro discursa para manifestantes que protestavam a favor da intervenção militar e pelo fechamento do Congresso Nacional em frente ao Quartel General do Exército GABRIELA BILó/ESTADÃO CONTEÚDO AGE2