Mais Lidas

Golpe do boleto falso na internet

Criminosos trocam o código de barras das contas

Além de todos os golpes referentes ao auxílio emergencial e outras armadilhas no período da pandemia, criminosos estão aplicando fraudes através de boletos enviados por e-mail. Eles aproveitam para encaminhar uma via parecida com a da empresa original. Mas, é importante ficar atento aos detalhes para não ser vítima de fraudadores.

Uma das clientes que caiu no golpe, Martha Oliveira, recebeu e-mail da operadora de TV NET. Apesar do boleto estar com o nome da empresa, no comprovante de pagamento o beneficiário constava outro nome. Na fatura, o código de barras que deveria se iniciar com 846 começou com 237.

Como ela percebeu no mesmo dia, conseguiu sustar o pagamento no banco. "Liguei para a central da NET, eles ficaram de checar e consegui contato com o banco", diz.

Com o uso mais intenso dos meios digitais, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirmou que tem feito um esforço grande para combater os golpes. Durante a quarentena, as instituições financeiras chegaram a registrar aumento de até 70% nas tentativas de golpes virtuais.

O órgão reforça, porém, a importância de manter uma postura vigilante para evitar cair em armadilhas. "Desconsiderar qualquer informação que não esteja nos canais oficiais dos governos e empresas é um bom caminho."

A NET/Claro afirmou que trabalha para identificar fraudes e proteger seus clientes, e orienta para que fiquem atentos a alguns detalhes: o domínio oficial da fatura digital por e-mail é faturadigital@minhaclaro.com.br, e o documento enviado por e-mail tem senha.

Armadilhas em sites fraudulentos de leilão

Além do golpe do boleto falso, as pessoas precisam ficar alertas sobre sites que têm utilizado o nome e a identidade visual do Detran-RJ para divulgar falsos leilões e enganar quem sonha em adquirir um automóvel. Para alertar, o departamento montou uma série de dicas: verificar no site do Departamento o Edital de Leilão que sempre é publicado com antecedência mínima de 15 dias, confirmar se o leilão está sendo processado na plataforma do leiloeiro designado pelo órgão e visitar o pátio indicado no site e no edital para comprovar a veracidade do leilão.

A presidente da Comissão de Leilão do Detran-RJ, Thaisa Rocha, explica que é importante o usuário pesquisar antes de adquirir carros de leilões. "O Detran do Rio não possui plataformas específicas para realização de leilões. É importante se informar antes de comprar qualquer veículo", afirmou.

Comentários