Mais Lidas

Shoptime apoia projeto da ONG Gastromotiva em prol de pessoas em situação de vulnerabilidade social

Com a iniciativa, a marca viabilizou a doação 1.250 refeições durante a pandemia

Shoptime apoia projeto da ONG Gastromotiva em prol de pessoas em situação de vulnerabilidade social
Shoptime apoia projeto da ONG Gastromotiva em prol de pessoas em situação de vulnerabilidade social -
O Shoptime está apoiando o projeto “Cozinha Solidária”, da ONG Gastromotiva. Com a iniciativa, a marca viabilizou a doação 1.250 refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social, durante a pandemia da Covid-19. Por meio da iniciativa, um cozinheiro parceiro da instituição utiliza a estrutura da sua própria casa para produzir as refeições que serão doadas.

A cozinheira solidária patrocinada pelo Shoptime foi Aline Vianna, que contou com a ajuda da mãe, Damiana, ambas moradoras da Maré e ex-alunas do curso ‘Empreenda Faça & Venda’ da Gastromotiva. Juntas, Aline e Damiana fizeram as refeições e entregaram para pessoas carentes e dependentes químicos que vivem nas comunidades da Maré e Cracolândia, no Rio de Janeiro. O cardápio escolhido para a preparação das refeições pode ser variado, de acordo com a criatividade de cada cozinheiro solidário, mas segue as orientações nutricionais e ensinamentos do curso da ONG, com foco no uso integral dos alimentos.

“É muito gratificante poder ajudar essas pessoas com o que elas mais precisam no momento, que é a alimentação. Além de dar suporte para quem precisa, esse projeto está fazendo com que eu me desenvolva ainda mais como cozinheira. Estou descobrindo habilidades e criando novas receitas. É um benefício para todos nós”, comenta Aline.

O “Cozinha Solidária”, da Gastromotiva, cria um ciclo virtuoso completo de empoderamento dos cozinheiros, geração de impacto local e garantia de renda e alimentação para quem mais precisa. Ao patrocinar o projeto, o Shoptime proporciona recursos para que sejam produzidos kits completos com insumos, embalagens e outros itens necessários para a preparação das refeições, além de uma ajuda de custo para o cozinheiro responsável pela produção e distribuição dos alimentos.

A ação está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) 2 e 10 da ONU, que têm como meta acabar com a fome e reduzir as desigualdades, respectivamente. Os ODS 2 e 10 são dois dos 17 objetivos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, que guiam as ações de sustentabilidade do Shoptime.