Mais Lidas

Longas filas em agências da Caixa

Beneficiários ficaram cinco horas em pé na calçada em Bonsucesso

Rio,22/07/2020 -COVID-19 -CORONAVIRUS, RAMOS, fila na Caixa Economica,grande movimentacao de pessoas para pegar mais uma parcela do auxilio emergencial . Na foto, pessoas na fila.Foto: Cleber Mendes/Agência O Dia
Rio,22/07/2020 -COVID-19 -CORONAVIRUS, RAMOS, fila na Caixa Economica,grande movimentacao de pessoas para pegar mais uma parcela do auxilio emergencial . Na foto, pessoas na fila.Foto: Cleber Mendes/Agência O Dia -

Depois da Caixa Econômica suspender as contas de mais de um milhão de beneficiários do auxílio emergencial de R$ 600 por suspeita de fraude, as filas das agências lotaram as ruas no Rio. Em Bonsucesso, Zona norte da cidade, clientes chegaram a esperar por cinco horas na calçada para conseguirem atendimento. Em parceria com a Polícia Federal e a Caixa, o Ministério da Cidadania, que forneceu os números de CPF para suspensão, traçou um plano para investigar as possíveis fraudes com foco em grupos criminosos.

"Meu cartão teve uma fraude em janeiro, foi clonado. Então, desde lá peço um novo cartão. Já vieram dois e, quando chegam, já estão bloqueados. Cheguei lá por volta de 11h e fui atendida por volta de umas 15h, a gente fica no sol mais de duas horas. Isso acontece todo mês. No mês passado, fiquei de 8h30 às 18h30 na agência. Para mim, é muito difícil porque tenho problema de hérnia de disco e não consigo ficar muito tempo em pé", desabafou Marinalva Silva, de 54 anos, que está desempregada e tem o auxílio como única fonte de renda. Michelle Modesto, de 30 anos, também enfrentou a fila da agência de Bonsucesso: "Eu precisava regularizar o aplicativo e resolver as parcelas que eu ainda não tinha recebido. O atendimento até estava bom, tiraram minhas dúvidas, mas isso depois de 2h30 de fila no sol".

Na tarde de ontem, em coletiva on-line, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, explicou que existem dois tipos de fraude: "Pelo Ministério da Cidadania, existe fraude no cadastro. E têm também as fraudes operacionais, como desvio de dinheiro". O tipo de bloqueio é informado no aplicativo Caixa Tem. Aqueles que estão com o dinheiro bloqueado precisam comparecer a uma agência novamente para confirmar a identidade e desbloquear a conta. Já os beneficiários que estiverem com problema de cadastro não precisam ir até à agência, basta enviar as informações novamente pelo próprio aplicativo. Até agora, a Caixa já pagou cerca de R$ 128 bilhões para mais de 65 milhões de beneficiários.

Questionada sobre o que vai fazer para desafogar as filas, a Caixa não enviou um retorno até o fechamento desta edição.

Comentários