Mais Lidas

Desembargador pede desculpa após humilhar guarda: 'Nada justifica'

Desembargador humilhou um guarda municipal de Santos que lhe abordou por violar decreto que obriga uso de máscara

Eduardo Almeida desacatou guarda municipal neste sábado
Eduardo Almeida desacatou guarda municipal neste sábado -
O desembargador Eduardo Siqueira pediu desculpas após ter humilhado um agente da Guarda Civil Municipal (GCM) na cidade de Santos, no último sábado (18). Em nota divulgada nesta quinta-feira (23), ele afirma que "nada justifica os excessos ocorridos, dos quais me arrependo".

No sábado, o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, foi flagrado sem máscara na praia de Santos, litoral paulista, e chamou o guarda municipal que lhe pediu para colocar a máscara de "analfabeto". Ele chegou a rasgar a multa que lhe foi entregue por não usar a máscara.

"Realmente, no último sábado (18/07) me exaltei, desmedidamente, com o guarda municipal , razão pela qual venho a público lhe pedir desculpas. O guarda só estava cumprindo ordens e, na abordagem, atuou de maneira irrepreensível. Estendo as desculpas a sua família e a todas as pessoas que se sentiram ofendidas", afirmou Siqueira.

"Nos últimos dias, vídeos de incidentes ocorridos entre mim e guardas municipais de Santos têm motivado intenso debate na mídia e nas redes sociais, com repercussão nacional.", afirmou.

O desembargador alegou que sua "atitude teve como pano de fundo uma profunda indignação com a série de confusões normativas que têm surgido durante a pandemia – como a edição de decretos municipais que contrariam a legislação federal – e às inúmeras abordagens ilegais e agressivas que recebi antes, que sem dúvida exaltam os ânimos. Nada disso, porém, justifica os excessos ocorridos, dos quais me arrependo".