Mais Lidas

Volta às aulas pode matar 3 mil

Alerta está em estudo da Fiocruz

Escolas no Rio de Janeiro se preparam para retorno em agosto
Escolas no Rio de Janeiro se preparam para retorno em agosto -

Escolas particulares do município do Rio vivem a incerteza sobre a reabertura em agosto. Na terça-feira, o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) autorizou o retorno facultativo para as 4ª, 5ª, 8ª e 9ª séries de ensino a partir de 3 de agosto, mas um decreto estadual prorrogou a suspensão das aulas até o dia 5.

Em meio à polêmica, um estudo da Fiocruz previu 3 mil novas mortes pela Covid-19 no Rio com um possível retorno das aulas em geral, em agosto. A pesquisa leva em consideração o contato entre estudantes de 3 a 17 anos e adultos com comorbidades e idosos. Segundo a fundação, cerca de 60 mil pessoas desse grupo devem precisar de cuidados intensivos.

Segundo Diego Ricardo Xavier, epidemiologista da Fiocruz, o contato com crianças e adolescentes fará com que parte do grupo de risco interrompa o isolamento social. "A gente precisa lembrar como se dá a dinâmica familiar. Muitos pais saem para trabalhar e deixam os filhos com os avós. Mas, quando a criança voltar para a escola, vai acabar levando o vírus para essa população de risco, que não terá como seguir isolada. Acabou o 'fica em casa' para esses idosos. A doença é menos prejudicial na população mais jovem. Mas eles funcionam como vetores do vírus", alertou.

O estudo da fundação propõe a aplicação de testes com coleta no nariz e garganta do paciente, que permitem detectar o RNA do vírus e rastrear o seu deslocamento em casos suspeitos, ainda em estágio inicial.

Comentários