Mais Lidas

Homem ameaça fiscal da Prefeitura com arma de fogo durante ação contra aglomeração e acaba preso

Operação de fiscalização fechou seis estabelecimentos na Zona Oeste

Sujeito portava um revólver calibre 38, carregado com seis munições
Sujeito portava um revólver calibre 38, carregado com seis munições -
Rio – Um homem foi preso ao ameaçar com uma arma de fogo um integrante da equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), que fazia uma operação na noite deste sábado, na Praça dos Escolares, no bairro de Cosmos, Zona Oeste do Rio. A Seop foi até o local em atendimento a denúncias de aglomeração, que resultou no fechamento de seis estabelecimentos, entre os 22 fiscalizados, além da prisão do homem.
A prisão aconteceu, por volta das 23h30, em uma pizzaria que estava sendo autuada. No momento da lavratura do auto de infração, um homem, de 21 anos, aproximou-se do agente municipal se apresentando como familiar do proprietário e, ao saber da multa, levantou a camisa, mostrando o revólver na cintura, e pediu que o servidor o acompanhasse até a cozinha. O agente se afastou e solicitou o apoio do policial militar que acompanhava a ação e que prontamente desarmou o sujeito, conduzindo-o a 35ª Delegacia de Polícia de Campo Grande, onde o caso foi registrado e o revólver calibre 38, carregado com seis munições, ficou apreendido.
Operação conjunta
Em Cosmos, bares e restaurantes foram fechados por irregularidades como falta de alvará e de higiene, e desacordo com o decreto municipal nº 47.282, de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Três multas também foram aplicadas por fiscais da Vigilância Sanitária. Ainda como saldo da operação, os agentes determinaram a retirada de 32 estruturas irregulares do comércio ambulante. Dois veículos foram removidos por estacionamento irregular.
Coordenada pela Subsecretaria de Operações (Subop) da Seop, a força-tarefa, em Cosmos, contou com profissionais da Guarda Municipal e da Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer), também ligadas à Seop; Coordenadoria de Controle Urbano (CCU, da Secretaria Municipal de Fazenda); Subsecretaria de Vigilância Sanitária (Subvisa, da Secretaria Municipal de Saúde); e o apoio do 40º Batalhão da Polícia Militar (Campo Grande).
A Seop também atuou com ações conjuntas na Zona Sul no último sábado. Entre o fim da tarde e noite, equipes estiveram na famosa mureta da Urca e entorno. Sete estabelecimentos foram fiscalizados e três ambulantes orientados a se retirar. No local, foram apreendidas ainda 30 garrafas de vidro, e quatro veículos foram multados por estacionamento irregular, um deles foi removido.
Já na manhã de sábado, os agentes fiscalizaram quiosques e ambulantes na orla de Copacabana, Ipanema e Leblon. Ao todo, 32 ambulantes foram orientados, e uma mesa e mais 30 garrafas de vidro foram apreendidas por fiscais da Coordenadoria de Controle Urbano, da Fazenda, um dos órgãos integrantes da ação. Já na fiscalização dos quiosques, 43 estavam trabalhando de acordo com o decreto, e sete passaram por inspeção de fiscais da Vigilância Sanitária, que aplicaram três multas por falta de licenciamento. Além disso, 12 veículos foram removidos por estacionamento irregular, e 110 quilos de resíduos sólidos recolhidos pela Comlurb.
Neste domingo, a força tarefa da Seop prossegue com a fiscalização na região, começando pela Feira da Praça Seca.