Mais Lidas

Aposentados cobram o 14º

Pagamento emergencial aguarda votação na Câmara

Os aposentados e pensionistas do INSS reivindicam o pagamento de um 14º salário emergencial no fim do ano para conseguir equilibrar as contas, que foram baqueadas por causa da pandemia da Covid-19. Isso porque muitos vivem de pequenas vendas, como artesanato e guloseimas, para complementar a renda.

O pagamento emergencial já foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e seguiu para a Câmara, onde aguarda votação. Para pressionar pelo pagamento, o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) encaminhou ofício ao deputado Rodrigo Maia, presidente da Casa, cobrando posição para que o 14º salário emergencial seja implementado aos beneficiários ligados ao INSS. "Além de amparar os mais vulneráveis, o 14º salário injetaria milhões na economia em todos os municípios", avalia João Inocentini, presidente do Sindnapi.

A crise econômica provocada pela pandemia, que, segundo o IBGE, já fechou 713 mil empresas no país e desencadeou milhões de desempregos, também impacta nas vidas dos aposentados.

Segundo dados da Previdência, 67,5% dos aposentados e pensionistas brasileiros sobrevivem com um salário mínimo, atuais R$ 1.045, valores que obrigam 21% dos beneficiários já aposentados a seguirem trabalhando para assegurarem uma qualidade de vida.

A implementação do 14º salário aos aposentados e pensionistas ampararia socialmente cerca de 10 milhões de cidadãos economicamente ativos que perderam o emprego, avalia o Sindnapi.

Comentários